top of page
Rede de observatórios em
direitos humanos

O OIDH destaca-se no mundo: por ser livre, independente, autónomo, sem qualquer conotação política, religiosa, ou outra, engloba todos os setores sociais, não faz distinção de raça ou cor da pele, e defende incessantemente os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem. 

O ODH é o resultado de uma parceria entre diversas organizações sociais comprometidas com a defesa de um ou mais direitos fundamentais, visando potencializar ações conjuntas atuando frente os conflitos sociais e propiciando uma atuação comum para no planejamento de campanhas e atividades.

O Observatório de Direitos Humanos da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina é um grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em prol da promoção dos direitos humanos a partir de sua dimensão internacional. Abriga, atualmente, três projetos: a Semana de Direitos Humanos, os Anais da Semana de Direitos Humanos e o Grupo de Estudos do Observatório de Direitos Humanos.

Os Observatórios do Núcleo de Estudos da Violência da USP - Universidade de São Paulo surgiram para envolver a sociedade civil em atividades de pesquisa, normalmente restritas à universidade, e fortalecer o debate sobre os Direitos Humanos, tendo os jovens como relatores desse processo.

O Observatório de Recomendações Internacionais sobre Direitos Humanos é uma plataforma da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e outros órgãos de Estado. É de acesso público e reúne recomendações sobre diversos temas de direitos humanos dirigidas ao Brasil por instâncias da ONU - Organização das Nações Unidas e da OEA - Organização dos Estados Americanos. 

A Liga dos Direitos Humanos realiza atividades de pesquisa, formação e extensão nas áreas de Educação, Ética e Direitos Humanos, visando o desenvolvimento em ações educativas para a promoção de uma cultura de ética e educação em direitos humanos. Criada em 2007, a Liga está sediada na Faculdade de Educação 
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Em parceria com os departamentos de Antropologia, Economia, História, Filosofia, Ciência Política, Sociologia e as Escolas de Direito e Negócios, o Instituto de Direitos Humanos da Universidade de Connecticut possui três núcleos para investigações temáticas centradas sobre a saúde e os direitos humanos; humanitarismo e os direitos econômicos e sociais.

bottom of page